O Manual do Colaborador é uma excelente ferramenta de comunicação, pois visa informar os funcionários sobre as principais condutas da empresa, otimizando e facilitando a fluidez das informações, servindo como um guia prático para o colaborador.
Por ser considerado um guia, esse Manual é elaborado pela equipe de RH da empresa, devendo ser claro, objetivo e acessível a todos, portanto, nada de linguagem rebuscada e formatação truncada!
Essa ferramenta deve fornecer informações relevantes para a rotina da empresa de forma a fortalecer a confiança do trabalhador, garantindo-o mais segurança. Ora, um trabalhador se sentirá mais confortável, seguro e confiante quando ele entende as regras e limites da empresa.
O primeiro passo para fazer um manual do colaborador é planejar os temas que serão abordados, ou seja, o que a empresa considera como essencial para o seu bom funcionamento? Qual a minha História? Qual a minha Missão, Visão e Valores? O que eu quero mostrar para o mundo? Qual a minha Cultura organizacional? Eu concedo benefícios e incentivos? Quais os meus padrões e informações específicas? Meu funcionário pode usar celular pessoal na empresa? Meu funcionário pode ter uma jornada híbrida? O que eu considero como falta hábil a punição administrativa? Existem canais de informações? Quais os sistemas que utilizo?
Esses são os principais pontos que podem ser tratados no manual, dependerão da realidade de cada empresa após análise aprofundada do tema. Após a definição da abordagem, a empresa deve escolher a melhor estrutura para divulgar as informações. Será uma cartilha entregue a cada funcionário? Será um aplicativo digital ou informações disponíveis em meio digital? Como será a sua divulgação?
Escolhido os pontos e a formatação, agora é só colocar as informações no papel e pronto!
E ai? Já fez o Manual de sua empresa? Compartilha a sua experiência conosco.